segunda-feira, agosto 30, 2010

1.4. perfil dos estudantes

Os alunos que compõem a comunidade do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges são alunos vindos dos diversos bairros da Península Itapagipana como Roma, Uruguai, Boa Viagem, Bonfim, Calçada, além de atender muitos alunos oriundos do Subúrbio Ferroviário e Liberdade. Esses alunos variam entre as classes C, D e E, havendo muitos alunos provenientes de escolas particulares da Cidade Baixa. Não existem casos registrados ou aparentes de indivíduos em situação abaixo da linha da pobreza. Contudo, verifica-se uma grande quantidade de jovens que vivem em ambiente familiar instável e atípico. O colégio possui tradição em disputas de jogos como Xadrez e Futebol, graças aos incentivos dos professores de Ed. Física que, por não terem condições adequadas para ministrarem suas aulas no espaço precário destinado aos esportes, encontraram alternativas dando aulas aos alunos nas próprias salas de aula com jogos como Xadrez, Cartas, Dominó e Damas.
Podemos dizer que a grande maioria dos alunos é de classe média, muitos possuem acesso diário a recursos como internet, celulares, MP3, etc.
Não há uma religião comum ou predominante dos alunos. Existem católicos, protestantes e praticantes do candomblé.
Acreditamos que o colégio é, em grande parte dos casos, o local de socialização, cultura e lazer, pois há grande procura, principalmente nas séries iniciais das oficinas oferecidas no Mais Educação e Escola Aberta, além de grande participação dos alunos do sexto ao nono ano em eventos como festas juninas, festas de fim de ano e outras o que não é observado nos alunos do Ensino Médio.Como a comunidade do colégio é formada pelos alunos do próprio bairro e das redondezas, há muito envolvimento entre as famílias, sendo comum encontrarmos famílias inteiras, além de vizinhos estudando no mesmo período

Nenhum comentário:

Postar um comentário